Prezados amigos
Em jeito de balanço, começamos pelos agradecimentos.
Aberto a profissionais, pacientes e pais ou responsáveis foi, durante todo o dia, momento de partilhar o conhecimento adquirido ao longos destes anos de dedicação ao tema. Trazer à luz as mais recentes aquisições do grupo, no campo da ampliação de serviços prestados, nos desenvolvimentos técnicos adquiridos ou melhorados. Seguimos a aposta na actualização constante de um protocolo que visa a excelência na prestação dos cuidados de saúde especiais, que esta malformação demanda, a todos os nossos “PEQUENOS HERÓIS”.
Aqui na imagem abaixo, sem a presença (todavia indispensável) da Ter. Helena Vilarinho, que por questões familiares ausentou-se antes, reunimo-nos todos para a “foto de família”!
Ao longo do dia, além das excelentes comunicações apresentadas,ainda houve tempo para nos surpreendermos com a força e o exemplo, que nos serve de motivação e alento, sempre que encontramos alguma dificuldade. Não posso deixar de agradecer em especial, a participação de um dos nossos pequenos heróis. ACAR (apenas as suas iniciais, por óbvio), do alto dos seus 7 anos de idade, portador de uma fenda bilateral completa, brindou-nos com muito mais do que sua presença. Este pequeno grande HOMEM, participou activamente, assistindo com inusitada atenção a todos os temas. Colocou questões de inquestionável pertinência, nos momentos próprios abertos ao debate. E fechou com chave de ouro, após a palestra sobre o tratamento das cicatrizes, com uso de aplicações Laser, na tréplica a uma pergunta sua para o orador (Dr. Norberto Estevinho), dizendo categórico:
– “É. Acho que vou ficar melhor com isso. Quero fazer.” (SIC)