Era uma vez… uma Mamã muito bem informada que me disse:

A dentição
Quem não gosta de ver um lindo sorriso, seja em crianças, seja nos adultos?
Pois bem, para isso nada mais simples que escovar correctamente os dentes várias vezes ao dia.
Convém antes de mais perceber um aspecto fundamental para a saúde oral do seu bebé: Tanto os dentes de leite, como os dentes definitivos merecem o mesmo cuidado e atenção, visto que problemas na dentição de leite podem repercutir-se na dentição definitiva..Escovar mal ou simplesmente não escovar colabora para que a dentição seja afectada. Restos de comida dentro da boca, ao fim de algum tempo, fermentam e literalmente apodrecem (palavras do Dr. Rowney). Os micróbios da flora natural da nossa boca existem para ajudar na digestão. No caso de os dentes permanecerem sujos, esses micróbios agem de acordo com a sua natureza, alimentando-se destes restos, porém produzindo uma quantidade excessiva de acidez, danificando os dentes.
Nos lactentes, mais ou menos com 6 meses, nascem os dentes de leite. Quando o primeiro dente nasce, a mãe deve redobrar os cuidados a limpar os novos dentes. Com a mesma compressa com que limpou a boca do bebé desde a primeira mamada, ou com uma escova muito pequena (já existem a venda até nos supermercados). Limpe na mesma toda a boca e limpa bem o dentito, isto deverá ser feito até mais ou menos até aos 18 meses. Mas CUIDADO: NUNCA USE PASTA DE DENTES. Seu bebé ainda não sabe cuspir e certamente vai engolir pasta dentífrica; ainda por cima com a sujidade removida dos dentinhos. A partir daí deve incentivar-se a criança a escovar os dentitos e nada melhor que observar os pais a fazer para depois tentar imitá-los. Ao atingir os 6 anos de idade, a criança já tem os 20 dentes de leite e deve passar a escová-los na sozinha, mas sob a supervisão dos pais. Lembrem-se: esfregar com movimentos circulares e depois “varrer do vermelho para o branco”, isto é retirando a sujidade de cima dos dentes, levando-a para longe das gengivas. A escova deve ser macia e a pasta de preferencialmente creme (evitar o gel), deve conter flúor. Nestas idades os filhos já sabem cuspir e não fazem ingestão do flúor em excesso contido nas pastas. Aos 6 anos, nasce o molar que as mães pensam que é dente de leite. O molar dos seis anos é o 1º dente permanente e é ele que suporta a altura dos arcos dentários durante as trocas dos dentes, mantendo sempre um espaço livre para os dentes novos nascerem sem ser bloqueados pelos seus oponentes. Portanto, os cuidados devem ser ainda maiores. Os dentes vão nascendo até mais ou menos aos 21 anos e se todos os cuidados tiverem sido executados na perfeição, teremos uma dentição perfeita.
Agora deixo aqui um desafio,
Que tal nos escreverem um teatrozito onde a escova será tipo um herói para os dentes , relevando a necessidade de escovar os dentes sempre após qualquer refeição?
Aguardo muitas ideias, não me desiludam 🙂
Agora e para fugir, “bora” lá escovar os dentitos 🙂
Sónia Barreiros